Empreendedorismo3 min de leitura ( vale a pena )

Sazonalidade: você sabe lidar com ela?

Por Mulheres 31

Por Mulheres 31

Postado em 15/02/2020

Primeiro vamos definir o que é sazonalidade. Sazonal é um adjetivo que se refere ao que é temporário, ou seja, que é típico de determinada estação ou época.

A sazonalidade afeta muitas empresas e em vários ramos , como por exemplo , podemos citar , os setores de alimentação, hospedagem , comércio em geral. As cidades que tem praia como Ubatuba passam por épocas em que o número de turistas diminui e geralmente a receita gerada na temporada de verão mantém os custos fixos das empresas nos meses em que chamamos de baixa temporada.

Em cidades litorâneas , sentimos muito a sazonalidade nas estações de primavera e verão onde é conhecida como a alta temporada e no outono e inverno ocorre a baixa temporada podemos citar por exemplo uma sorveteria em que nos meses mais quentes do ano o faturamento é muito alto e nos meses mais frios quando o faturamento cai bruscamente é necessário ter produtos específicos para os dias frios para que os clientes sejam atraídos para a sua empresa.

As empresas mantem custos fixos e variados e independentemente da época do ano devemos manter as contas de água, luz, telefone, internet, colaboradores, impostos municipais, impostos estaduais e os impostos federais em dia. Independente do número, seja de hóspedes ou clientes , devemos sempre ter uma reserva financeira para os custos fixos e os variáveis.

Mas como manter a empresa em períodos de sazonalidade?

Aqui daremos 5 dicas para que durante o período de sazonalidade você se organize e deixe seu negócio financeiramente estável ao longo do ano!

Planeje bem seus investimentos

Coloque em uma planilha todos os investimentos pretendidos e os que já foram iniciados e juntamente com os custos fixos e variáveis da empresa para que não haja nenhuma surpresa ao longo do ano. Mensalmente temos os custos fixos e devemos cobri-los. Também podem ocorrer imprevistos e quando acontece devemos ter um caixa que cubra estas eventuais despesas. O ideal é que os sócios se reúnam e façam o planejamento anual.

Aprimore o mix de produtos ou serviços

Devemos sempre estar atentos ao mercado e aos nossos concorrentes. Por isto , quando analisamos todos os produtos ou serviços que temos e sabemos o que há de novidade , devemos manter nossas mentes abertas a possíveis mudanças de produtos e inovações. Empreendedores com a mentalidade aberta para a inovação tem mais chances de crescimento no mercado porque analisam tudo que está acontecendo e acompanham a evolução da tecnologia e das tendências locais e globais.

Defina suas estratégias

Planejamento é essencial em todas as empresas . Analisar por exemplo o ano inteiro e colocar em todas as épocas de sazonalidade os produtos que serão oferecidos ou os serviços. Todo empreendedor deve conhecer muito bem o seu empreendimento e ter estratégias.

Analise o histórico de vendas

Analise o histórico de vendas da sua empresa no último ano e perceba quais produtos mais se destacaram e os que menos se destacaram. Tente perceber o que ocorreu para que certo produto ou serviço não se destacasse tanto no mercado porque muitas vezes é o momento para inovar

Foque no relacionamento com os clientes

O relacionamento com os clientes é essencial em todas as empresas porque a base das nossas empresas são os nossos clientes e a fidelidade deles com os nossos produtos ou serviços faz toda a diferença para o crescimento. Saber ouvir os nossos clientes, entender suas necessidades e se colocar no lugar dos clientes para entender o que eles precisam são algumas das atitudes que mostram que a empresa se importa com o cliente acima de tudo.

E agora, após estas dicas, pronto para uma nova fase para a sua empresa?

Deixe Seu Comentário

Continue Lendo

3 Dicas para organizar sua vida!

3 Dicas para organizar sua vida!

Quantas vezes chegamos ao fim de um dia e percebemos que não tivemos tempo de realizar todas as tarefas? Quantas vezes você já imaginou o dia com pelo menos 1...

Quebrando ciclos

Quebrando ciclos

Muitas vezes nos vemos nas mesmas situações justa ou injustamente e nos perguntamos o porque disso? Na verdade precisamos perguntar para nós mesmos: até...

Empreendedorismo: Seja Mulheres 31

Empreendedorismo: Seja Mulheres 31

Você se acha uma pessoa criativa e com várias ideias, mas nenhuma acaba saindo do papel? Afinal, como tirar aquela ideia do papel e dar vida ao projeto que...